terça-feira, 28 de abril de 2009

"Mas as pessoas da sala de jantar..."


    Me dizem sempre; e eu sempre procurei acreditar nisso; que tudo que vem fácil, vai embora fácil. - De repente coisas, pessoas e protótipos de pessoas nascem na nossa vida. Sem tempo, local, ou modo predestinados. Simplesmente elas chegam. Passam a ocupar um valor, ou pequeno ou grande, na sua vida. Podemos amá-las, ou detestá-las.Ao acaso de amá-las, e partindo ao passo que a questão do amor envolve muito a confiança (não necessariamente), assim fazemos: cedemos lugares em nossos corações, em nossas vidas e rotinas; criamos novos hábitos; mudamos de ares.
    Entretanto, se esquecermos que somos inimigos de si mesmos, veremos que há ainda uma outra força que nos faz correr em direção contrária a nossos próprios desejos: - É a força da vida. - Uma junção de forças centrípetas, centrífugas, de atrito, elásticas, ou quaisquer forças que existam: uma força inconstante, variável em tamanho, sentido e direção.
Isso me lembra a música Não olhe pra trás de Capital Inicial:
"Nem tudo é como você quer, nem tudo pode ser perfeito..."
    Muitas vezes (com certeza não são poucas), talvez esperamos demais das pessoas e a idealizamos como queríamos que elas fossem; tentamos até contornar alguns de seus mais tenros defeitos (o problema é que isso não dura o tempo todo). Sendo que nós, humanos, cheios de defeitos, nunca iremos satisfazer plenamente a todos os sonhos ou desejos de alguém. O problema é que só percebemos isso quando estamos "à beira beira do abismo", quando percebemos que pecamos pelo excesso de querer que as pessoas sempre nos proporcionem e satisfaçam às nossas falsas, frias e indigestas expectativas.
    E, infelizmente, as pessoas não podem viver tentando satisfazer as expectativas alheias, e mais que isso: não querem. Porém, egoístas como qualquer ser humano é, feridos em seu orgulho e com o ego machucado, preferimos que esse alguém morra para nós. Morrer é mais fácil. Porque a morte, em si, é rápida: você sente a dor por um,dois dias,semanas ou meses, mas é certo que as feridas (pelo menos na maioria das vezes) cicatrizam um dia. Já o ignorar, ou viver com uma sensação de ódio ou repúdia, é bem pior e mais triste. Talvez seja a única circunstância em que a morte é brindada.
    E que se nasceu de repente, e os ônus estão acima dos bons frutos, que venha a morrer rapidamente.
"...são ocupadas em nascer e morrer" .

2 comentários:

LETÍCIA SAMPAIO disse...

oh minha best, vc tem o dom de escrever ! Meu blog de auto-ajuda! UAHSUAHUS ' fiquei analisando essa coisa de que tudo que vem facil vai facil, não é tão verdade assim. Tem coisas e muitas vezes pessoas que simplesmente chegam do nada nas nossas vidas, e ficam pra sempre, e nos mesmos fazemos questão de te-las por perto! É tudo muito claro e complexo ao mesmo tempo, basta cada um fazer o seu julgamento! Parabéns best!

LúBrito disse...

Mandei fazer de puro aço luminoso, um punhal, para matar o meu amor e matei às cinco horas na avenida central, mas as pessoas na sala de jantar, são ocupadas em nascer e morrer.