segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cuide de Você...

Esse fim de semana foi estranho, não estava nem triste, nem muito alegre - o problema é que eu não estava. Aquela espécie de anestesia de antes agora é momentânea - vai, e volta - assim como os barcos e os navios que pude avistar hoje à tarde, no porto.

Ontem banquei a turista por Salvador, e fui visitar uma exposição que eu estava super ansiosa pra conhecer "- Cuide de Você: Sophie Calle". Não sei se já ouviram falar, mas é uma exposição de uma mulher que assim como quase 99,5% das mulheres quebrou a cara com um homem, mas resolveu fazer diferente: fez da dor de cotovelo arte. E aí já perceberam que é a minha cara, né?A Sophie recebeu a carta do seu... o que poderíamos chamar? Talvez um flerte, para ele, claro; pondo um fim ao relacionamento - super frio e patético: a carta é podre, mal elaborada, e super repetitiva (outro dia publico), e o cara ainda se diz escritor. Então, a rejeitada que virou artista resolveu seguir o último conselho dado pelo boi: Cuide de Você. Então, publicou a carta e coletou opiniões de 107 mulheres e profissionais diferentes, e deu no que deu: um sucesso.
Superou a crise, e ainda faturou em cima de tudo isso.
Uau. Mas eu fico intrigada - percebam que a Vaca sempre tem uma pulga atrás da orelha.
Sophie enquadra-se no incomum: é difícil, é difícil. Cuide de Você. É difícil esquecer das preocupações que nos cercam, é difícil esquecer o que um maluco desse tipo quer que você entenda algo que na verdade estava implícito no que ele disse, é difícil desligar-se. Talvez seja fácil variar a cor do cabelo, mudar de penteado, escolher uma roupa diferente, mas sem deixar de ser a sua cara - mas cá pra nós, é suuuuper difícil desligar-se por completo dos laços antigos, é difícil cuidar SÓ de você, é difícil esquecer pai, mãe, cachorrinho, vó, tios, primos, amigos problemáticos, e o cachorro (o de carne, osso e cérebro humanos).
Bem, quem sabe talvez um dia eu consiga essa façanha.
No mais,
Cuide de Você.

(e pra quem quiser saber mais sobre a exposição, acessem o site ou visitem a exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) de Salvador, e também pode ser vista em São Paulo)

Cuide de Você.

2 comentários:

Naiara Moura☼ disse...

fiquei curiosa pra ler a carta *-*


pelo menos o cara deu um conselho útil \o/

Anônimo disse...

Cuidar de si mesma não implica necessariamente desligar-se dos que estão a sua volta... Mas é importante cuidar nao apenas do estético, mas do interior tbm!

Assim como a Naaany fiquei curiosa pra ler essa bendita carta!

Xerus
=***