quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Te vejo em 2012.

Sem dúvida os desastres ocorridos na região Serrana do Rio de Janeiro são muito preocupantes e apresentam grande relevância, devido, principalmente, ao absurdo número de mortes. No entanto, não se pode esquecer que por volta do mesmo período do ano passado, a população foi o exposta a uma situação semelhante e a pergunta que fica é - o que foi feito para evitar estes desastres recorrentes? Não muito.
E engraçado. O apelo midiático é tanto que às vezes parece ser tomado como algo pessoal, em casos como o da garotinha Isabella Nardoni, ou até mesmo o polêmico e até hoje sem resolução caso do "Goleiro Bruno" - mas os "meios de comunicação em massa" cumpriram seu papel, os responsáveis pela morte de Isabella, de Mércia Nakashima, e da provável (e quase certa) morte de Eliza Samúdio já estão atrás das grades - do jeito que a população quer, ou foi estimulada pelo pânico moral criado por estes "formadores" de opiniões lineares.
E mais engraçado ainda é que apesar de vermos constantemente cenas de indivíduos lutando pela própria sobrevivência e outros com certo altruísmo, no afã de salvar vidas; cenas estas repetidas em quase todos os telejornais - não muito diferentes das que vimos há quase um ano atrás mas que, ao contrário dos casos criminais já citados, não são encarados como "vingança" pessoal - o interesse midiático tem se mostrado puramente de caráter opositório - o interesse não é acabar com a destruição causada pela falta de infra-estrutura e planejamento dessas áreas, e sim de mostrar que o governo não está cumprindo o papel que deveria, que a "mídia sempre teve razão" em não apoiar tal candidato, ou simplesmente jogar no público dados estatísticos que conhecemos muito bem, mas que apenas não nos afetam diretamente, então é melhor deixar pra lá. O interesse da mídia é o denuncismo, não é apenas o de ajudar a salvar vidas, não é pelo épico, muito perceptível nessa foto.

Enquanto moradores e voluntários tentam salvar alguém que se afogava na correnteza, a repórter, bem equipada por duas (e bonitas) botas de couro e amparada por câmeras e holofotes observa a situação, mas o que faz de verdade para evitar que situações como essa continuem acontecendo?
A foto abaixo, é de um desabamento que vitimou 16 pessoas em Ilha Grande, no ano passado.

Observem que não há grandes diferenças. Apesar de drástico, assustador, ou por mais comoção que careça é um fato repetitivo, é uma realidade. Que infelizmente só percebemos devido à constância midiática, ou quando esta nos atinge em cheio - onde nós, ou nossos parentes, somos as vítimas. E a terceira graça disso - e não é nem um pouco engraçada - é que a maior parte da região, do estado, da nação, do que seja!, parece não ter feito questão de procurar melhor infraestrutura ou investimentos da máquina governamental. Pra quê investir em construção de pobre, se temos a reforma do Maraca pra Copa de 2014. Bem, sendo assim. Vejo vocês de novo em 2012.


Nenhum comentário: