domingo, 16 de janeiro de 2011

Nem Freud entende

O telefone toca

- Mãe/Pai/Vó/Tio/Tia! Socoooooooooooooooooooooooorro! (Desespero) Vem me buscar.
(pi, pi, pi, pi) - Fim de ligação
O telefone toca de novo

- Estou aqui com o (a) fulano (a) de tal, com um cano na cabeça. Saia de perto de todos, não fale com ninguém. Depende só de você. É 5 mil/10 mil/15 mil na minha conta agora, ou já era. Adeus miolos.




Uma situação cada vez mais recorrente. Telefonemas anônimos com familiares supostamente sendo sequestrados. E o preço do resgate, para muitos, parece até ilógico - de créditos no celular, a 5 mil reais (nada comparável ao valor da vida de uma pessoa). E na esmagadora maioria das vezes, nunca houve sequestro algum. É tudo lógico: apenas bandidos que, dentro de um presídio, conseguem manipular quaisquer indíviduos com vínculo familiar. Esse é o recém-batizado golpe Filadélfia.
A recomendação da polícia, é de que se tente localizar o parente antes de pensar em agir. E como os bandidos geralmente ligam várias vezes para a pessoa, ou tentam fazer com que continuem conectadas, que não se atenda mais o telefone até conseguir contactar o suposto "sequestrado".
Mas e quando os bandidos estão com a posse do aparelho ou da linha do próprio sequestrado? Sabem exatamente a hora e onde encontrá-lo? Foi o que aconteceu comigo essa semana. Furtaram meu celular, e ligaram para meus pais, utilizando-se dessa mesma tática, barata e vazia. A sorte é que eu estava num local super previsível - dentro de uma sala de aula - e fácil de ser localizada. Fora minha mãe quase ter tido um ataque cardíaco e não ter percebido que era eu, mesmo estando na frente dela (devido ao choque), estou viva, não fui sequestrada, e vazo ruim não quebra.
E o mais irônico de tudo é que quando fui prestar queixa, havia mais duas pessoas fazendo o boletim de ocorrência de fatos que, apesar de isolados, tinham o mesmo em comum - o golpe "filadélfia". Essa nova "moda" dos bandidos é uma das coisas mais torpes que se poderia fazer, mexer com o emocional de alguém que mal se conhece à custa de dinheiro. Essas motivações puramente "capitalistas" só me fazem ter certeza do quanto ainda sou ingênua.
E fiquem de olho, não desconfiem de 'tudo' quando receberem uma ligação desse tipo, mas também não mencionem dados da pessoa ou da família, para que o bandido "incremente" e facilite a aceitação do golpe.
Enfim, quanto mais conheço os homens, mais me admiro com o comportamento dessa corja. Como explicar? Nem Freud entende...



(p.s.: ainda estou chocada com a minha cotação de mercado! os desgraçados só cobraram 5 mil! se não estivéssemos em período de liquidação, encararia isso como uma afronta u_u)

Nenhum comentário: