segunda-feira, 23 de março de 2009

eu manipulo, tu manipulas, ele manipula. NÓS MANIPULAMOS ;)



Sem querer ser mais ou menos pretenciosa, fico admirada com a capacidade do ser, seja ele humano ou não, de ser manipulado. Por "pequenas" manipulações (pequenas na intenção, grandes nas consequências), grandes laços são desfeitos, amores perdem seu encanto, guerras geram pranto. Afinal, o que nada mais é uma guerra do que fruto de um conjunto de manipulações? Cada lado luta a seu benefício, em detrimento das necessidades alheias. As pessoas sempre procuram lutar por seus próprios interesses, por mais que neguem por mais que insistam em dizer aquela absurda frase "TE AMO MAIS QUE A MIM MESMA"; alguém que ama alguém de verdade, primeiro deve amar a si mesmo, e até quem diz isso, com certeza em algum momento pensa mais em si do que no outro: é do ser humano ser egocêntrico, e isso nunca mudará. Por mais que se conteste.
Sem desviar-me do assunto principal, ao buscar seus próprios interesses, as pessoas acabam agindo, às vezes até sem má fé consciente, e seu subconsciente pode procurar manipular situações de modo a impedir resultados que lhe sejam particularmente indesejados.Porém, nem todas pessoas manipulam de forma involuntária. Outras sentem prazer em usar, e abusar das pessoas. Elas aproximam-se de ti, "comem em tua mesa", são acolhidas em tua casa, te agradam. Mas é aí que se revela uma das maiores características do manipular: persuadir consiste-se sempre tanto no ato de agradar, como no de convencer, e como Blaise Pascal já disse, os homens se governam mais pelo capricho que pela razão. E o manipulador é assim. Ele te faz se sentir seguro, quando na verdade você não está sequer 0,1% imune ao veneno que poderá te atingir; e diferentemente do teu inimigo, como amigo, o manipulador é ainda mais potente; ele segue o velho ditado de que é necessário aliar-se ao inimigo, e ele sabe de todas as tuas fraquezas, de teus pontos fracos, de como te atingir mais rápido. Reconhecendo os pontos fortes, e já tendo conhecimento dos fracos, tem a "faca e o queijo" pra te deixar na palma da mão.
E ponho-me também a fazer uma observação: até os mais fervorosos que dizem "eu sou imanipulável" ou "não sou influenciável de jeito algum", podem sim, cair na manipulação. Eu, que morria achando que jamais passaria por isso, consegui alcançar essa graça de ser manipulada, e hoje posso afirmar com toda certeza de que isso não é uma coisa boa. Mas o que mais me deixa pirada, é alguém ser manipulado de forma que me afete, ser manipulado a mudar de comportamento comigo, a me olhar de outra maneira...Isso realmente é indignante.
Porém, como diria Lulu, "a vida é mesmo assim: dia e noite, não e sim". O jeito é vestir as armas de São Jorge, e torcer para que os corações não se aquebrantem :)

Nenhum comentário: