sábado, 25 de abril de 2009

pf.

'Ciúmes de você, você sabe que eu mostro
e se tenho ciúmes é porque eu gosto..*♪'

     Nunca fui adepta do período aí em cima: Pra mim, o ciúme nada mais é a prova de que o egoísmo habita a mente de um ser... Não vou negar que não sinta ciúmes - pelo contrário - sou ciumenta até demais. Mas eu sinto que o ciúme sempre quando ressurge numa crise, faz com que eu gaste parte de minhas energias... Antigamente, eu me fazia super "pé no chão". Mas com o passar do tempo, vi também que uma relação sem ciúme é como "café sem açúcar, dança sem par" - o ciúme serve para apimentar os corações. Porém, quando dizem que tudo que é demais não presta, isso adequa-se também ao ciúme.
     Quantos relacionamentos doentios vemos por aí? Tantas pessoas esquecem de viver as suas próprias vidas para tomar parte da vida de seu parceiro? Acho que uma coisa fundamental deveria ser o respeito, então mais importante que qualquer coisa é respeito. E se você não tem respeito por si mesmo, me desculpe, mas não pode ter respeito por ninguém... É necessário saber respeitar os limites e a individualidade de cada um possui. Mas também é necessário que se esqueça o verbo possuir.
     Possuir.
     Um verbo que no dicionário tem mais de 10 significados, mas para aplicar-se a esta situação, pelo menos o primeiro verbete é essencial :

1 Ter a posse de, ter como propriedade, ter em seu poder.

     Um verbo, que neste contexto torna-se um verbo transitivo direto. Quem possui, possui algo, e nesse caso, alguém. As pessoas sentem mais e mais a vontade de ter o outro, de possuir-lhe a alma, a matéria, os sentimentos, as emoções, e até mesmo as energias. Pior ainda que o ciúme, é ainda o desejo de possuir, porque o ciúme ainda tem possibilidade de alcançar até o que chamamos de "saudável"; e o possuir já se origina do mais baixo nível de consciência; e quando um grande possessivo não tem o seu alvo de desejo, quase sempre acaba em outra palavra, não muito agradável que é a frustração.

Então, quero brindar à liberdade de uma vida sem censura, sem frescuras, e sem ser uma pessoa possessiva. E quando a ideia de possuir me possuir, que eu possua a sabedoria necessária para saber que esse pensamento nunca foi meu.


Um comentário:

LúBrito disse...

Quando li esse texto, lembrei de um antigo relacionamento meu, sem privacidade, sem respeito, sem individualidade, com ciúmes demasiado e por fim, DESGASTADO. Eu mudei, não vou dizer que não sinto ciúmes, pois sinto, mas não como antes... Aprendi que cada um deve ter seu espaço, ter seus segredos e sua vida, afinal um dia tudo passa e além do mais, não adianta tentar aprisionar ninguém, porque somos como os pássaros, basta querer para bater as asas e voar. (: