domingo, 17 de maio de 2009

E ela disse assim: Por favor, não minta pra mim.

Mentira vem do ato de Mentir que é um verbo intransitivo que segundo o dicionário é faltar à verdade; dizer falsidades; iludir.


Fico imaginando como para um dicionário é tão mais simples definir uma Mentira. Já para mim, não é bem assim. É difícil distinguir verdades de inverdades, saber se posso confiar, acreditar e dar ponto. Eu sei sim, o quanto também é difícil confiar em alguém, sempre lembrando do que sempre falo (ok, é muita redundância de minha parte) - não somos confiáveis. Entretanto, há uma grande necessidade em se depositar nas pessoas uma certa confiança. Só que quando dou de cara com Mentiras, é como se eu me encolerizasse, e essa cólera sugasse as minhas energias como uma muriçoca que tomou red-bull!!
Tem gente que diz que não mente: "apenas omite". Mas será que postegar uma verdade não seria o mesmo que valorizar uma inverdade? Há coisas que realmente deixam a minha mente pisciana um tanto pouco mais confusa que o normal.
Na verdade, é muito difícil você tomar conhecimento de uma coisa, por hora omitida, através de terceiros: é que nem o corno - o último a saber. E há certas horas que realmente não há necessidade de se omitir, ou mentir. Ou confia, ou não confia. Ou se doa, ou não doa. Ou é dois, ou é vinte e dois!
Se é pedir um pouco demais, eu quero uma vida de verdades, não uma vida que eu idealize, e não seja como eu penso. É como aquela super batidaaaaaaaaaaaaaaaça frase de Bob diz: "Me machuque com a pior verdade, mas não me engane com a melhor mentira" - me fira, me ulcere, me corte em pedacinhos com palavras salgadas; mas não me faça viver uma coisa que eu sei que não existe.

E ele disse: eu juro por Deus.

(Ok, depois eu comento sobre essa.)

Um comentário:

FelipeH disse...

HAAA qrol.. não existe uma definição certa.. na verdade pra tudo há definições mis [ plural de mil ] depende da sua verdade.. no que vc acredita... o dicionário ele dá a definição fria, exata, mas que não da detalhes ou envolve situações... as outras definições são consequências dessa..

eu axo que a confiança eh uma coisa de fé.. e fé, se vc for ver pelo exemplo da religião, vc acredita ou não e ponto. até que se prove o contrário vc vai continuar pensando daquele jeito... cabe a vc correr o risco de acreditar ou não... a diferença eh que as pessoas não estão aqui pra satisfazer as nossas expecativas, assim como a gente não esta aqui pra satisfaze-las tb... mas eu axo que um dos pilares de qualquer relacionamente, seja amoroso, de amizade e até mesmo profissional, é a confiança, mas eu tb axo que confiança tb eh saber lidar com o pior...

Bjaum