segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Acerca da Gincana do Colégio;*

Dizem que a gente aprende na escola o que deveríamos aprender na vida, que a escola nada mais é do que a raiz da vida social, que é nela que aprendemos as noções básicas de moral, ética, cidadania, dentre outras coisas. E não digo que não é - é justamente por ser raiz da vida social, que a nossa sociedade encontra-se da maneira que está, num país onde o mérito é vencido pelo "jeitinho", e as pessoas honestas são na verdade consideradas fracas.
São fatos como estes, vistos não só no DN desse ano, quanto em outros de alguns anos atrás, que me fazem parar para pensar onde nós iremos parar. Se nem a escola, que supostamente teria o dever de nos ensinar a ter uma boa conduta cumpre o seu papel, que cidadão essa instituição ajudará a formar?
Provérbios em vão tentaram nos ensinar que a gente colhe o que planta, e até Lavoisier um dia nos disse que na natureza nada se cria, nada se perde, que tudo se transforma. Contudo, o desafio vem nos provando o contrário - ou é possível uma turma que deu menos de si obtenha um resultado mais favorável? Pelos meios legais, jamais. É como se tentassem nos fazer acreditar que em se plantando feijões, conseguiremos ter belos pés de acerolas. Diriam ilógico, não é mesmo? E é.
Premiar a falta de honestidade é nada mais do que apoiar a política da corrupção na qual nos encontramos. Não são os políticos corruptos que contaminam a sociedade, e sim pessoas comuns, quaisquer sejam elas, que acabam se cansando de seguir os padrões rígidos de uma moral, que sinceramente agora mal sabemos o que significa.
Um colégio que se oculta, deixa tudo nas mãos de um organizador que apenas não sabe o que fazer, não sabe em que critério se basear, ou talvez até não tenha critério algum. Alguns com certeza tentariam interpelar com o frágil argumento de que "ninguém é perfeito", mas eu me pergunto: quem aqui está exigindo perfeição? Ser justo nunca foi sinônimo de ser perfeito, pelo contrário, ser justo é saber ponderar entre uma balança que nem sempre será favorável a ambos os lados. Entretanto, é necessário que essa balança esteja no mínimo calibrada para que não pesemos de forma errônea.
Sei que regras foram criadas para serem obedecidas, porém hoje, onde já não se vive como na ditadura e há margem para discussão, temos todo o direito de saber quais os critérios utilizados para que se afirme que alguém foi melhor ou pior que alguém, e argumentos suficientes que nos façam seguir ou não a essas regras. Direito esse que nos foi extinto em parte, onde nos deparamos com a irredutibilidade da coordenação, e tivemos que nos calar diante de uma hierarquia que querendo ou não, devemos nos submeter. Todavia, submeter-se não significa calar-se diante das circunstâncias, e é esta a causa do nosso protesto, estamos exauridos com esse descaso com os nossos interesses, e pedimos transparência – afinal transparência e honestidade não fazem mal a ninguém, não é?

31 comentários:

Felipe. disse...

apoiada ! vc ta super certa ! o Geitinho brasileiro [ com G pra mostrar a ignorância [ou a esperteza d+] de quem pratica ] eh algo completamente deplorável e que merece o desprezo de todos. mas ao invés disso, as pessoas se calam ou apoiam algo que leva no nome inclusive a nossa nacionalidade, mostrando que quem mais degrada o Brasil... é o próprio brasileiro.

parabéns Qrol.

Pricila disse...

debate de perdedor sempre é debate de perdedor, nunca muda'

Naiara Moura☼ disse...

"Brasil,mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim
Brasil!Qual é o teu negócio?O nome do teu sócio? Confia em mim"


Nada mais a declarar ;~

Anônimo disse...

sempre será justo para uns e injusto para outros, não há o que reclamar. e você não sabe o que a outra equipe fez para alcançar seus objetivos, afinal de contas, você não estava com eles para saber o que foi feito, não é?

Anônimo disse...

A vezes a gente tem que saber a hora de falar e ficar calado ;x Até compreendo que esteja chateada por não saiber perder, mas a vida é feita de vitórias e derrotas e temos que saber ganhar e perder e escrever esse texto não foi uma maneira muito madura de lidar com a situação. Aqui vai a minha dica, aceite que você vai perder muitas e muitas vezes e encontre uma maneira melhor de lidar com isso ¬¬

Anônimo disse...

O mundo foi feito para os fortes, isso é a LEI UNIVERSAL... desde os primórdios da humanidade q somente os fortes sobrevivem. No mundo de hj, onde só há desonestidade, se quisermos viver nele, temos que aprender a perder e a vencer... para assim sermos forte e podermos evoluir. "Aceitar faz parte, Vencer é arte...!"

Karol disse...

¬¬' Sinceramente, só aceito argumentos não anônimos. De que valem as palavras debatíveis quando não se há a coragem de se mostrar e debater cara a cara?

Fantástica Astronauta :) disse...

debate de perdedor sempre é debate de perdedor, nunca muda' eu conheço essa frase, tava no meu msn mais cedo -rs. acho que a gente ja sabia que isso ia acabar acontecendo novamente :), eles poderiam muito bem ganhar, como ganharam, eu nao acredito que arailton va mudar alguma coisa não, até porque, nunca funciona, a única coisa que vai acontecer é criar zuada -rs.. Mas é o tipo de acontecimento que se deve parar para analizar.. mas assim como é injusto para a gente que deu duro e que sabemos que foi totalmente honesto, é injusto para eles amanhã tirarem o título deles, honestamente ou nao eu nao vou julgar eles mais, ficarei na minha porque de certa forma sempre alguém vai acabar perdendo..

Fantástica Astronauta :) disse...

debate de perdedor sempre é debate de perdedor, nunca muda' eu conheço essa frase, tava no meu msn mais cedo -rs. acho que a gente ja sabia que isso ia acabar acontecendo novamente :), eles poderiam muito bem ganhar, como ganharam, eu nao acredito que arailton va mudar alguma coisa não, até porque, nunca funciona, a única coisa que vai acontecer é criar zuada -rs.. Mas é o tipo de acontecimento que se deve parar para analizar.. mas assim como é injusto para a gente que deu duro e que sabemos que foi totalmente honesto, é injusto para eles amanhã tirarem o título deles, honestamente ou nao eu nao vou julgar eles mais, ficarei na minha porque de certa forma sempre alguém vai acabar perdendo..

Karol disse...

E a questão não é a de saber ou não se perder, porque perder, não só eu como qualquer outra pessoa, já perdeu com certeza na vida. A questão que eu falo é a de perder quando se sabe que outrem não jogou limpo, isso sim é desgastante. Do que adiantar ganhar, exibir um troféu de campeão enquanto a consciência com certeza um dia vai pesar? Eu só desejo que reflitam com isso, e que o colégio veja uma maneira de organizar melhor esse evento que de social até agora, vi pouca coisa...

Fantástica Astronauta :) disse...

CADE AS CARINHAS ANONIMAS ? RSRSRSRSRSRSRSRSRS

ADOOOORO POLÊMICAS ;)
eu fiz um postzinho no meu também mas não quero mais participar desse debate não, guardar o fôlego para amanhã :))

Daniel disse...

é só uma gincana :D,
mas um dia a vida ensina Karol, pode crer que ensina...a mascara cai..um dia todos teremos que encarar chefes,clientes,pacientes,enfim, autoridades de alguma forma onde teremos que demostrar ->HONESTIDADE<-,
+ uma coisa, todos esquecem o principal intuito do DN que é se divertir e interagir, eu mudei de turma, e o DN serviu mtooo bemm para eu conhecer melhor todos da mesma(confesso,o DN na B talvez fosse melhor),mas não me arrependo, adorei a turma E e mesmo ficando em tal posição(ainda acho que poderia ser mais, tivemos falhas que não estavam nos nossos planos) ADOREI O DN, SUPERDIVERTIDO !

DANIEL disse...

PS: NÃO ESTOU DIZENDO QUE NENHUMA TURMA FOI DESONESTA,LONGE DE MIM, NÃO TENHO PROVAS CONTRA NENHUMA ACUSAÇÃO QUE EU OUVI POR AÍ.

Unknown disse...

quer um ombro amigo lindinha? rs :)
;* Andressa :p

Anônimo disse...

Aprender a perder é importante, tão ou mais que ganhar... Nem sempre nosso time perde por roubo ou desonestidade do Juiz, nem sempre o juiz é ladrão! Fica mais fácil jogar a culpa de uma derrota nos outros, acusando levianamente de desonestidade, sem provas, sem fatos, sem nomes! Se alguém agiu desonestamente que se dê nomes aos bois, que se procure punir e exigir providências. Se não somos claros e fundamentados em nossas acusações elas se viram contra nós, e transparecem puro revanchismo, coisa de mau perdedor!

Anônimo disse...

FICARAM ROUBANDO DOADORES DE SANGUE DAS OUTRAS EQUIPES E DEPOIS DIZEM ESSAS COISAS!!!! ANHAN....

CICINHO GUITAR disse...

eu acho melhor todo mundo ir estudar, os professores ensinar e parar com esse bereguêde aqui --'

Ab do Aprisco disse...

Ola, meu nome é Abraham Cosmo da Silva Junior.

Tive concluido o segundo grau na instituição de encino Colegio Nobre e ao ver essa situação fico triste em saber que a conduta da cordenação das gincanas não mudou nem um pouco em relação ao meu tempo de estudo no Colegio Nobre.

Ao anônimo que redigiu seu comentario dias 29/09 as 10:11 digo que me surpreendi com o nivel do comentario creio que n partiu de um aluno mas de uma pessoa bem estruturada porém não estruturada o bastante para poder se responsabilizar por suas proprias palavras pois não se indentificou.

Lamento muito pela corrupção sempre existente na coordenação das gincanas do Colegio Nobre. Instituição essa a segunda maior formadora de carater, perdendo apenas para o ambiente familiar.

Aníbal disse...

Eu não concordo nem discordo. Se Karol fala ela tem seus motivos. Se a equipe está certa ou não, não sei. So axo q quem venceu merece e teve um esforço maior. Se não venceu como a minha (1ºD) pode ter sido por algum "tempero" que faltou.

Anônimo disse...

Eita que essa gincana deu no que falar, hein! A Nany tbm fez um post-desabafo sobre ela... rsrs Vaquinha, não se estresse... vai ficar com rugas! rs Deixa esse povo que enrola pra lá, eles que até podem subir na vida por meios ilicitos, mas na hora da queda, ui, num vai sobrar caquinhos! ;D
Xerus
=***

Anônimo disse...

Sinceramente axo que isso e uma coisa pra atrair atenção pra quem não tem o q faser e quer tirar proveito disso para difamar um instituição na qual voce estuda, Eu lhe pergunto se no colegio tem tanta disonestidade, corrupção outras coisas mais pq quando voce comessou a sentir que o colegio tem dessas coisas vc não saiu imediatamente? e pq diante disso vc não pediu pra sair? Parabens pela sua tentativa ridicula de tentar chamar atenção. Proxima vez q for fazer uma merda dessas pensa melhor idiota. Vai arrumar o q faser

Karol disse...

Quer saber anônimo? Se eu fizesse isso com intuito de chamar atenção ou denegrir a imagem de alguém, eu com certeza faria como o outro anônimo disse: daria "nome aos bois". Expressar a sua opinião diante de uma situação extremamente opressora não deve ser considerado um crime, e sim na verdade um ato de coragem - coisa que você provavelmente não deve ter, pois sequer o rosto mostra.
Sinceramente, depois desse fato, possa ter certeza que no próximo ano já não estudarei na instituição, e se tentei levar aos trancos e barrancos foi por gostar do ensino de alguns professores, e a instituição em si não é desonesta - apenas disse que a equipe que ganhou utilizou-se de meios ilícitos e a coordenação por não apurar corretamente os fatos acabou por compactuar e premiar este tipo de situação.
Falaram que é puro revanchismo e que não tínhamos a virtude de saber perder, mas digo e repito: só se aceita a derrota e até mesmo a vitória embasada sob méritos legais - se houvessem tido as penalizações que a outra equipe DEVERIA receber mas não recebeu e ainda assim permanecêssemos atrás do placar, aí sim aceitaríamos a derrota - O QUE NÃO FOI O CASO.
Critiquei o Desafio em si, para posteriormente provocar uma reflexão.
Acho que se minha crítica fosse tão evasiva assim, as pessoas e a própria instituição não dariam tanta importância como foi dada.
É como já disse num post antigo, se usamos palavras dóceis somos legais - se falamos a verdade, não prestamos.

É isso apenas.

Karol disse...

Ah, e a única coisa que me prende ali com toda a certeza é a minha turma, o 2ºB que são amigos sem comentários - o exemplo de união que eu não vi em qualquer outra

Anônimo disse...

Achei seu comentário precipitado. Você não estuda na nossa turma e fica tirando suposições errôneas acerca da nossa honestidade. Os pontos que tinham que ser descontados foram descontados, é só você analisar melhor. Estou colocando em anônimo pois não quero me espor feito você fez, e acho quem coloca também tem esse intuito. Termino dizendo que me decepcionei com você, infelizmente :(, principalmente pela frase: "É como se tentassem nos fazer acreditar que em se plantando feijões, conseguiremos ter belos pés de acerolas." Minha turma ganhou pelo esforço e dedicação que só quem estava lá sabe!

Karol disse...

Se se decepcionou, chegue pessoalmente e fale, ora bolas :)

Karol disse...

E quanto às punições, só quem participou ontem da pequena "reuniãozinha" com a coordenação sabe que as penalizações não foram todas seguidas à risca visto que a coordenação do desafio acha que não deve punir de um todo, e um blá blá blá que só de repetir me enauseia.

Anônimo disse...

Eu acho que o nobre tem a intenção de agradar a todos e ajudar com os 2 pontos,porém nem tudo é perfeito e nem todos se agradam mas saber perder é importante você com certeza se divertiu e eu acho desnecessario essa revolta toda alías é só um jogo mas lamento por nesse jogo ter mals perdedores e espero que voce compreenda que o nobre só faz essa gincana para que os alunos interajam uns com os outros se divirtam e ganhem uma nota facil então pare de pensar do seu ponto de vista e tente pensar de um modo geral

Karol disse...

Primeiro que se há os que precisam de 2 pontos, só lamento, pois não preciso deles. E o Nobre praticamente nos força ao entrar na gincana, pois é mais lucro a gente participar dela do que fazer uma prova monstruosa com todas as matérias num dia só, não é mesmo?
O problema eu já disse não é não saber perder, e sim saber que se perde honestamente, o que não foi o caso.
Argumentos não me farão mudar de opinião, portanto dou o assunto como encerrado.

Anônimo disse...

bucetasssssss

Anônimo disse...

ETAAA

VAI FICAR AKI P SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

KKKKKKKKK

Anônimo disse...

As vezes a inteligência vale mais do que esforço.

Talves a sua turma tenha se esforçado, mas não foram inteligentes.

A criatividade vale mais do que o esforço, aprenda isso.

Não se ganha na tora nem escrevendo discursos. Se ganha com a inteligência e a criatividade.