segunda-feira, 31 de agosto de 2009

mesmo esquecendo a canção...


"Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves". Não deixa de ser algo lindo, bonito, forte, comovente. Mas uma coisa que tenho percebido é que as amizades vêm pertendo o seu significado ao passar dos tempos. Hoje em dia, as pessoas simplesmente pensam que ser amigo é ir à festas juntos, é se divertir junto, é chamar esse amigo de "amigo", é mandar depoimentos num orkut volúvel, onde as palavras ao serem apagadas simplesmente perdem o seu sentido. Fico extasiada (na verdade assustada) com pessoas que se veem uma vez na vida, e já chamam de amigo, de amor, de best... Afff, tem horas que confesso - dá um noojo...
Uma coisa que meus pais sempre me ensinaram, desde criancinha, foi a saber selecionar as minhas amizades. E, mesmo que eu nunca tenha acreditado na história do "diga-me com quem andas, e te direi quem és", passei a me resguardar um tanto mais após quebrar a cara, e chegar à simples conclusão de que dizer com quem andas, não diz quem tu és, mas faz uma diferença enorme. Aprendi também que amigos que te levam a entrar em roubadas, e não te ajudam a sair delas - definitivamente não são seus amigos de verdade - embora meu pobre cérebro de vaca insista por hora nestas leviandades.
Me comovi ontem à noite com a homenagem ao Renato Aragão feita pelo Fantástico:
Quando se referia a um amigo seu, se não me engano um médico, dizendo que eram muito amigos e que se viam todos os anos. A gente tava na sala assistindo - na hora meu pai riu, mas depois falou "vida de artista é fogo". E no entanto, mesmo tendo uma agenda super lotada, ele tem pelo menos uma época do ano reservada a ver seu amigo. Ou seja, amigos de verdade não precisam ficar 24 horas por perto pra você se sentir completo. As amizades que resistem ao tempo e à distância talvez sejam uma das mais bonitas.
Ah, e outra. Ser amigo não significa contar todos os seus segredos, contudo, é ter a noção de que quando for preciso fazê-lo, você terá em quem confiar.
Dedico isto a vocês, meus melhores amigos - outra terminologia que ainda não me adaptei, quem disse que há amigos melhores ou piores? Ou há amigos, ou não há. - então dedico a vocês, amigos. E já que a Canção da América diz que amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, eu prefiro pra uma vida toda. Amo vocês ;)

Nenhum comentário: